1ª FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE MANUEL DA NÓBREGA
Tema: Conexão literária Brasil x África
A Escola Municipal Padre Manuel da Nóbrega, localizada no Complexo do Alemão (RJ) oferta Educação de Jovens e Adultos e tem se destacado na luta antirracista através do trabalho com a literatura negro brasileira e das literaturas estrangeiras africanas dos países falantes de Língua Portuguesa (Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique). O contato com os alunos com estas literaturas é de extrema importância para a formação proficiente do leitor, na execução da lei 10.639/03 e no combate ao racismo, estabelecendo uma conexão literária entre Brasil e África.
A Unidade de Ensino já possui um pioneirismo na área, visto que já desenvolveu a construção de um livro biográfico coletivo com os estudantes da EJA e trabalhos de expressividade literária a partir dos escritos da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus no ano de 2023, resultando na exposição “Não somos um quarto de despejo”, em defesa da literatura periférica nas escolas e na valorização do território onde a escola está inserida.
Diante do trabalho pedagógico construído, a U.E organiza a sua 1ª Feira Literária Internacional da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão, onde receberá a ilustríssima visita do escritor Eliseu Banori da Guiné- Bissau , autor de “Djarama”, “ A História que minha mãe não me contou e outros contos”, “O Rei imbatível: caminhos árduos de Juju” . No dia do evento, Eliseu fará uma sessão de autógrafos com seu mais novo livro “O cantar do Galo” lançado em 2024.
A escritora Thatiana Barbosa, autora do livro “Cartas para Conceição Evaristo”, é Mestra em Educação UFRRJ e Especialista em Educação para as Relações Étnicos Raciais e possui uma rede social denominada “A EJA É NEGRA” em defesa da garantia de direitos dos estudantes da modalidade. Ela também comporá a mesa palestrando sobre a importância da literatura afrocentrada na formação do leitor da Educação Jovens e Adultos.
Neste evento também receberemos a presença de ilustríssimos convidados do nosso próprio território, como da Tia Bete, professora e assistente social, do Centro Cultural Oca dos Curumins desenvolvendo um brilhante trabalho cultural e social em nossa comunidade e da Companhia Teatral Contra Bando de Teatro com a peça premiada “Nada me aflige – Made in Favela” que retrata a vida e o cotidiano de estudantes moradores do Complexo do Alemão.
A Feira Literária será ABERTA AO PÚBLICO , no dia 16 de Setembro( segunda-feira), às 18 horas, na rua Professor Lacê, 437.Ramos. Haverá sorteio de livros, brindes e apresentação cultural dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
A unidade escolar também faz a chamada pública para MATRÍCULAS para aqueles que desejarem se inscrever nesta modalidade de ensino.
Na obra "Ò Tia Vai Ter Escolinha Hoje?", a autora nos convida ao movimento e dimensiona a força da unicidade de nossos sonhos-desejos-sementes. Nos ensina a possibilidade de criar as nossas crianças com valores africanos que nos recoloca, a partir de saberes que só se compreende em uma coletividade e que nos faz retornar e pertencer, aquilombando.

Comentários
Postar um comentário